Filhotes de Cães Bully e Gatos Gigantes - Um cão chamado Kalev

Um cão chamado Kalev, bem perto do coração
rizzolot


A Torá nos instrui várias leis de respeito e bom tratamento aos animais, com finalidade de nutrir nossa midá (virtude) de compaixão e respeito para com todos os seres. Um exemplo de bondade com os animais foi Nôach, que com seu caráter elevado poupou várias espécies de animais de um tenebroso dilúvio. Mas um animal, em especial pela sua bondade, doçura e fidelidade merece nossa atenção; chama-se cão; em hebraico seu nome é muito mais significativo e interessante, chama-se “Kalev”, e muito embora poucos saibam significa “perto do coração”.

Como poderiam os antigos formuladores da língua, observar desde aquele tempo esta característica? O cão é todo emoção, e dar-lhes o nome exato à sua característica, é reconhecer que sua companhia nos faz senti-lo sempre perto do coração. Tenho profundo respeito e admiração pelos animais, pela resignação deles em servir ao homem, por talvez dentro da lógica de um ser vivo que não mais retornará ao mundo – pois não possuem o que chamamos de neshamá (o nível mais elevado da alma ) – se entregam e acabam se aprisionando, tornando -os reféns do ser humano.

Acredito que o mundo caminha para uma compreensão maior do que representa os animais e seu papel na humanidade, várias são as correntes científicas que ponderam o uso dos animais em experiências em laboratórios, o número de pessoas que evitam ingerir carne como eu, aumentam a cada dia, e as práticas de abate se tornam mais humanas. No judaísmo o abate de animais é algo extremamente sério, e traz nas suas considerações de cunho “casher”, as formas de abate que impõem menor sofrimento a estes seres.

Quando olho para um cão, lembro-me da sempre palavra Kalev, já tive vários cães na minha vida que se chamaram kalev, e outros Dodi (que significa amado em hebraico). Me impressiono com o olhar dos cães guia, que submetem sua visão e sua vida a guiar os cegos e dar-lhes um maior sentido na vida, me emociono em saber que tantos solitários contam com a companhia daqueles que jamais os abandonam, e de nada esperam a não ser um carinho, ou como eu brinco, ” um bifinho”. Dizem os rabinos que o cão é emoção pura, porque o coração está na mesma altura da cabeça, diferente da condição humana, onde a razão (cabeça) está acima do coração.

Certa vez, nos EUA, um cego que caminhava com um labrador cor de mel que o guiava há 8 anos, me disse ao entrar numa livraria, quando percebeu seu cão ser acariciado por mim. ” Já descobri que o senhor gosta de cães, não é?” -, perguntou-me com uma voz rouca e pausada. ” Sim, muito “, – respondi, ” O senhor sabe porque os cães vivem pouco e geralmente morrem antes do dono?”, – me perguntou novamente como que justificasse aquele afago meu. ” Talvez por que assim foram programados”, respondi de forma inocente.” Não, senhor, porque jamais suportariam a dor de saber que seu dono não mais existiria”.

Naquele momento rolou uma lágrima dos meus olhos, e entendi a partir de então, porque em hebraico o cão se chama Kalev, entendi enfim, o quanto é bom sempre ter um amigo perto do coração.

Fernando Rizzolo

Shabat Shalom

Tenha um sábado de paz e uma semana feliz !

SAIBA MAIS:


  • CÃES F:55 011 9386 8744
  • GATOS F:55 011 8485 4545
  • GERAL F:55 011 4684 1047


PETCLUBE

Amichettibullys & AMICAT´S Bengal Maine Coon Ragdoll Exótico

Villa Amichetti- Paraíso Ecológico- uma forma sustentável de ConViver.

Rod. Régis Bittencourt, km 334, apenas 40 min. de SP-Juquitiba .

Agende uma agradável visita para adquirir seu filhote e faça belo passeio no santuário ecológico com a Mata Atlântica preservada.