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Teste de Campbell - Como escolher o melhor filhote para você.
TESTE
Este teste é preferivelmente aplicado entre 7 e 9 semanas de vida do filhote, é a idade em que ele costuma dar os melhores resultados.
- VIR ATÉ NÓS
Coloque o filhote no chão em local desconhecido. Afaste-se aos poucos e agache-se. Chame-o com um tom de voz alegre, batendo palmas ou os pés no chão. Marque a resposta apropriada. O filhote:
a) veio prontamente, pulou em você e, talvez, pós a boca na sua mão ou mordeu-a.
b) veio prontamente, cauda levantada e subiu no seu colo.
c) veio prontamente, cauda nivelada ou ligeiramente caída.
d) veio, mas hesitante, talvez rastejando.
e) não veio.
- SEGUIR PESSOAS
Fique em pé e afaste-se do filhote, sem encorajá-lo. Observe sua reaçao. O filhote:
a) seguiu você bem de perto, cauda levantada, sacolejando e perseguindo seus pés.
b) seguiu-o bem de perto, cauda levantada e parou bem perto.
c) seguiu-o hesitante.
d) seguiu-o devagar, talvez rastejando.
e) não o seguiu.
- BUSCAR OBJETOS
Mostre um papel amassado ao filhote. Quando você perceber que ele o viu, arremesse-o na frente dele, a uma curta distância. O filhote:
a) perseguiu o papel rapidamente, trouxe-o de volta, mas ficou brincando sem devolvê-lo.
b) perseguiu o papel, trouxe-o de volta e permitiu que você o pegasse.
c) foi atrás hesitante, mas trouxe-o de volta até, pelo menos, parte do caminho.
d) não foi atrás.
e) foi atrás do papel mas desistiu, mudando de direção.
- ADESTRAMENTO
Fique em pé, com o filhote olhando para você. Com as mãos sobre a cabeça dele amasse um pedaço de papel produzindo um barulho bem perceptível. Continue com o barulho e conduza as mãos devagar em direção à cauda, dizendo "senta". Quando ele obedecer, elogie-o e permita que brinque rapidamente com o papel. Repita 4 ou 5 vezes. O Filhote:
a) pula em você, tentando pegar o papel.
b) pula em você na primeira vez, mas depois, na segunda ou terceira tentativa, senta rapidamente com a cauda balançando.
c) senta na segunda ou terceira vez.
d) senta e, depois, deita.
e) vai embora
- SER ACARICIADO
Acaricie o filhote afagando a cabeça, pescoço, ombros e costas. Passe a mão nas orelhas, focinho, patas e por todo o corpo. O filhote:
a) pula em você, rosna ou morde suas mãos.
b) põe as patas nas suas mãos, fica excitado movendo o corpo e tenta subir em você.
c) fica excitado, movendo o corpo e lambe sua mão.
c) rola no chão e fica de barriga para cima.
e) debate-se e afasta-se.
- DOMINÂNCIA
Role o filhote no chão, de lado e de costas, e segure-o de forma que fique imóvel, até se acalmar. O filhote:
a) resiste com todas as suas forças, tenta morder, rosna e resmunga.
b) resiste vigorosamente e talvez resmunga.
c) resiste, mas depois se acalma.
d) não resiste, lambe suas mãos.
e) não resiste e, talvez, urina.
PONTUAÇÃO
Três ou mais "A’s": o filhote é dominante e mostra tendência agressiva. Pode morder. Não é indicado como primeiro cão para uma família com crianças pequenas e nem para uma pessoa muito tranqüila e dócil. Seu dono deverá ser adulta, experiente e educá-lo com firmeza, mas sem agressividade paro não deixá-lo ainda mais agressivo. O cãozinho poderá tornar-se um bom companheiro e prestar bons serviços, mas há também o possibilidade de que venha a ser difícil de controlar
Três ou mais "B’s" ou uma combinação de "A’s" e "B’s": o filhote tende a ser extrovertido e dominante. Não é indicado como primeiro cão nem para uma família com crianças pequenas, embora sirva para crianças mais velhas. Será um bom cão de trabalho para um dono experiente.
Três ou mais "C’s": este cão serve paro o maioria das pessoas. É adequado para uma família com crianças, para pessoas idosas e para quem pretende ter um cão pela primeira vez. Aceitará bem o treinamento.
Três ou mais "D’s": é um cão submisso que precisa ser tratado com delicadeza, um companheiro adequado para pessoas idosas ou para adultas tranqüilos. Seu dono não precisa ser experiente, mas um treinamento positivo e sociabilização cuidadosa ajudará o cão a se integrar melhor Não deve ser tratado com violência.
Três ou mais "E’s" ou combinação de "D’s" com "E’s": este cão pode ser excessivamente tímido. Se tiver um "a" na pontuação pode morder em situações de estresse, não sendo indicado para crianças ou donos inexperientes.
Fonte:
Campbell, W.E.1975. Behavior problems in dog Am. Vet. Publications, Inc.California.
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Amichettibullys & AMICAT´S Bengal Maine Coon Ragdoll Exótico
Villa Amichetti- Paraíso Ecológico- uma forma sustentável de ConViver.
Rod. Régis Bittencourt, km 334, apenas 40 min. de SP-Juquitiba .
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A importância das correções
Por mais estranho que possa parecer, as correções ou punições como preferirem têm um papel importante e de destaque na sobrevivência de um cão, ou melhor, ainda na vida dos animais em geral inclusive dos seres humanos.
Os seres humanos são cercados de restrições e de possíveis punições no seu dia a dia basta parar para olhar, a sociedade e estruturada em pilares positivos e negativos como por exemplo você pode ser punido por desrespeitar um semáforo vermelho e a multa (punição), conseqüência por esse erro, serve como uma barreira para o comportamento ruim do motorista que pode gerar algo mais grave como um acidente.
Vocês devem estar perguntando qual a vantagem da punição, teoricamente nenhuma porém a ausência dela nos traz benefícios no caso do nosso exemplo acima não seriamos autuados e não gastaríamos dinheiro com isso, a ausência da punição por si só e uma recompensa.
A magnitude dessa punição vai variar de acordo com o erro, ou seja, no nosso exemplo acima a reincidência acarretará uma maior pontuação computada no seu prontuário e assim por diante.
Poderíamos dar uma dezena de exemplos de como a punição esta presente na nossa vida desde o momento em que nascemos, porém isso não vem ao caso. O que eu quero dizer e que a punição realmente faz parte da vida dos seres vivos e não é diferente com os cães, ter a consciência de que um cão necessita de correções e gostar do seu cão e se interessar por ele , pois dessa forma você colocara barreiras para que comportamentos ruins não se fortaleçam, lembrando sempre que quando falo em punição estou falando de qualquer estimulação que venha a provocar o cão no bom sentido e claro.
Utilizo o termo punição justamente pelo peso que essa palavra carrega e para que seja dada uma atenção especial na forma como essa estimulação será utilizada, porém falando em treinamento o termo correto seria reforço negativo que tem uma grande diferença comparado com a punição, continuaremos utilizando o termo punição para uma melhor compreensão de todos.
Quando falamos de cães temos que observar o equipamento a ser utilizado no sistema corretivo o procedimento a ser adotado tudo isso de acordo com o temperamento do cão, isso para não cometermos o erro gravíssimo de tornar o cão resistente as punições o que não e nada benéfico para o cão. Até os métodos que teoricamente são 100% positivos envolvem punições, lembram - se quando digo que punição e qualquer estimulação que provoca o cão? Então a ausência do reforço positivo e uma punição negativa, a frustração e uma punição o termo PUNIÇÃO é o termo genérico que utilizamos para definir sistemas corretivos, sendo que alguns deles não envolvem contato físico como já foi exemplificado.
É impossível para o ser humano ou animal nascer, crescer e morrer sem ter se deparado com punições, aprendemos que o gelo ou o fogo queimam que a faca corta que o dinheiro e insuficiente isso nos frustra e nos conduzem a outros caminhos (comportamentos).
A nossa diferença para o cão é o raciocínio lógico apurado e a capacidade da compreensão através do nosso sistema de comunicação a fala, o que torna mais fácil aprendermos o que e certo ou errado, mas mesmo com toda a nossa "inteligência" cometemos erros muito graves é só olhar as cadeias. Um cão de rua vai aprender o que é bom ou ruim pelas experiências, isso para ele que dizer viver ou morrer.
Lembre-se que a linguagem dos cães é diferente da nossa e é nossa obrigação conduzir o cão doméstico para o caminho do acerto reforçando positivamente os seus bons comportamentos e punindo os ruins quando for o caso, isso embasado na teoria cientifica e na técnica, pois, punir não é maltratar o cão. Observem que mesmo de uma forma reduzida falamos muito de punição nesse texto, com o objetivo de que ela seja utilizada na forma e intensidade correta, nós não reagimos e sim agimos com a inteligência. Infelizmente podemos observar que os proprietários de cães punem os seus cães em demasia das mais variadas formas e nem se dão conta disso.
Lembrem se que o assunto comentado nesse artigo não é nada de novo é algo que a ciência já comprovou há décadas atrás, o sistema de correções e somente um dos componentes do adestramento sendo que esse adestramento sempre deve ser conduzido de uma forma positiva na construção dos comportamentos desejáveis, prevalecendo os reforços positivos em relação aos negativos.
créditos de autoria: www.caosocial.com.br
Cão 'mais feio do mundo' morre nos EUA
O crestado chinês Gus, que em junho foi eleito "o cão mais feio do mundo", morreu na Flórida por complicações causadas por um câncer de pele, informou nesta segunda (10) o jornal "The St. Petersburg Times".Gus, que tinha 9 anos de idade, sofria de câncer de pele e vivia na cidade de Tampa. Ele tinha apenas um olho e três pernas - havia perdido um olho em uma briga, e teve uma perna amputada em decorrência de um tumor. Em junho, ele foi eleito "o cão mais feio do mundo" de 2008 em uma competição em Petaluma (Califórnia, EUA). Com o prêmio de US$1.600, seus donos pretendiam investir no tratamento de quimioterapia para o animal.
"Nós viemos de tão longe e estamos tão felizes que poderemos investir a vitória na radioterapia de Gus. Nós estamos extasiados", disse a dona de Gus, Jeanenne Teed, depois da vitória. O cão havia sido adotado pela família Teed há oito anos.
Fonte: Globo g1
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