Filhotes de Cães Bully e Gatos Gigantes - Como prevenir acidentes com cães

Como prevenir acidentes com cães


Com a crescente onda de violência que assola nosso país, muitas pessoas compram cães para se protegerem.

Mas fique aqui bem esclarecido "o manuseio errado destes animais" pode torná-los perigosos.

A Mídia marrom noticia freqüentemente casos de acidentes envolvendo cães que atacam e ferem pessoas gravemente, às vezes com conseqüências graves.

Muitas vezes estes ataques acontecem dentro da própria casa e são vítimas as pessoas que moram com o animal, mas não tem controle algum sob os mesmos que foram maltratados e subestimados.



american staffordshire terrier

Causas.

Estes acidentes estão geralmente relacionados ao péssimo manuseio do animal pelo proprietário e/ou adestrador e em alguns casos, à imprudência da vítima.

Cabe ao proprietário ter a posse responsável do cão, socializando-o e adestrando-o de forma correta e responsável, procurando sempre pessoas idôneas e de boa capacidade técnica para tal.(verifique sempre se a pessoa tem formação profissional, peça para ver os certificados, se tem a quanto tempo fez cursos de reciclagem, peça referencias, peça para ver um cão adestrado)

A escolha do filhote também é muito importante. Deve-se sempre solicitar a orientação de uma pessoa com experiência e conhecimento suficiente para fazer a seleção.

Qual raça comprar?

Deve-se primeiramente definir antes de tudo, qual raça é a mais ideal para a função que se deseja.

Devemos nos basear principalmente nos instintos de cada raça, ou seja, qual sua função de origem e principalmente qual a índole dos cães que geraram o seu filhote.

Nós entendemos o engraçadíssimo bulldog francês e o staffordshire bull terrier cães fantásticos para quem tem crianças e idosos em casa, por serem alegres, fortes e tranquilos sem serem apáticos ou delicados como outras raças toydogs.

Quem deseja um cão mais parrudo e com presença marcante existe o american stafforshire terrier, o impressionante overbully, o bull terrier e o grande rhodesian ridgeback, são fortes e intimidam com sua presença.

Outras pessoas somente querem um cão pequeno e carinhoso como o chihuahua ou o pug.

Socialização e adestramento.

Desde filhote o cão deve ter contato, dentro do possível, com outros cães, pessoas, ambiente externo à sua casa, enfim contato com o ambiente humano, de forma que os acontecimentos do cotidiano passem a ser naturais para ele.

Todo o cão comprado para a guarda, seja pessoal ou de território, deve ser adestrado para obediência e, somente quando seu temperamento assim o permitir, ser treinado para fazer serviço de proteção. Ou seja, nem todos indivíduos de uma determinada raça usada como "cães de guarda" servem para este fim.

Hierarquia na família.

Uma vez adquirido o cão que conviverá com a família, deve-se desde o início estabelecer claramente as distinções hierárquicas.

Nunca deixe um filhote, seja ele de que raça for, principalmente se for um belo rottweiller ou um poderoso mastin napolitano ou fila brasileiro, rosnar mostrando os dentes para você ou seus filhos o corrija imediatamente. Supervisione as brincadeiras das crianças com o filhote não permita abusos.Ensine-as a brincar dominando e mostrando que são elas que sempre mandam nas brincadeiras.


Como agir em situações de perigo.

Em muitas situações os acidentes com cães poderiam ser evitados, bastando ter em mente o que fazer.

Alguns conselhos úteis.

Não tome liberdades com cães estranhos, mesmo com o consentimento do condutor.

Ensine as crianças a fazerem o mesmo.

Se um cão estranho e potencialmente perigoso vier cheirar você, fique calmo e não se mova. Ele possivelmente se afastará.

Se um cão vier em sua direção com atitude ameaçadora não fuja, a não ser que tenha certeza que atingirá um lugar seguro antes de ser alcançado pelo cão. Fique calmo e dentro do possível não demonstre medo, não grite e evite diretamente nos olhos do cão. Na maioria das vezes o cão mudará de atitude e irá embora.

Jamais toque um cão que não conhece nem deixe que as crianças lhe toquem sem perguntar ao dono se pode fazer festas. Mesmo animais mansos podem estranhar uma aproximação

Nunca chegue por trás. O contato visual, quase sempre é um desafio ao animal.

Não se aproxime de animais que veja soltos na rua.


As razões compreensíveis para a agressão resumem-se a:


Sofrimento físico infligido ao cão;

Invasão do território sob sua proteção;

Ameaça à vida de sua família humana;

Ameaça à própria vida do cão;

Ameaça à ninhada

Algumas medidas que devem ser tomadas quando você é mordido por um cão.


Lave o local da mordida com sabão. Não esfregue com esponja ou qualquer outro instrumento. Somente com as mãos e de forma suave. Isto irá diminuir, ou evitar, a penetração de microorganismos (vírus, bactérias, etc);

Procure imediatamente um posto de saúde da Prefeitura, que deverá orientar sobre os curativos, observação etc.

Se o cachorro que atacou for de rua (não tem um “responsável”), o ideal é alguém tentar capturá-lo e levá-lo para o canil da prefeitura, onde ficará em observação. Caso não seja possível, avise o centro de controle de zoonoses.

Se o cachorro que atacou tiver um “responsável”, este terá a obrigação de mostrar a carteira de vacinação, contendo assinatura e carimbo do médico veterinário (que fez a vacina) e a etiqueta de vacina de alta qualidade .

SAIBA MAIS:

 

 

  • CÃES F:55 011 9386 8744
  • GATOS F:55 011 8485 4545
  • GERAL F:55 011 4684 1047

 


PETCLUBE

Amichetti Bullys & AMICAT´S Bengal Maine Coon Ragdoll Exótico

EcoVilla Amichetti- Paraíso Ecológico- uma forma sustentável de ConViver.

Rod. Régis Bittencourt, km 334, apenas 40 min. de SP-Juquitiba .


Agende uma agradável visita para adquirir seu filhote e faça belo passeio no santuário ecológico com a Mata Atlântica preservada.